O que é o MDF-e
O MDF-e é um padrão de documentação digital único, que substitui o sistema impresso que vinha sendo utilizado anteriormente, como o manifesto de carga modelo 25 e a CL-e, capa de lote eletrônica.
Para quem é destinado? Ele deve ser emitido obrigatoriamente em todo o país por empresas que prestam serviços de transporte com mais de um CT-e, conhecimento de transporte, ou por companhias que operem com transporte feito em veículos próprios, arrendados e por meio de contratação de transportador autônomo de cargas, portando mais de uma nota fiscal.
Objetivos, finalidades e vantagens do MDF-e
A finalidade do MDF-e é agilizar o cadastro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga usada, além de outras características do transporte. A validade jurídica do documento é garantida pela assinatura digital.
Entre as vantagens do novo modelo estão:
Diminuição do tempo de fiscalização nas vias
O documento digital permite que o tempo utilizado por órgãos fiscalizadores seja reduzido, já que o profissional responsável poderá ler todos os documentos em um único local. A ação pode, portanto, ajudar a diminuir o prazo de entrega de mercadorias e minimizar os atrasos. Além disso, o Fisco tem a oportunidade de acompanhar as operações comerciais em tempo real.
Simplificação das obrigações
Com a unificação dos processos, o MDF-e facilita a vida de quem precisa gerenciar o transporte de cargas e correr atrás dos documentos obrigatórios para estar dentro da lei.