Quando o assunto é o transporte de cargas no Brasil, não há qualquer dúvida de que o modal rodoviário é o principal meio utilizado pelas empresas para o escoamento de seus produtos e mercadorias. Com uma malha total de aproximadamente 1,56 milhões de quilômetros, é possível cortar o país de uma ponta a outra transportando mercadorias. No entanto, para fazer isso de forma regular, é preciso atender a uma série de regulamentações, como é o caso do documento de transporte de carga.
Seja no transporte de cargas perigosas, seja no transporte de cargas comuns, a documentação é o que garante ao motorista e à transportadora a tranquilidade de estar operando de forma legal, atendendo às normas de segurança e circulação, além de todas as questões tributárias e burocráticas envolvidas no setor.
A importância de manter os documentos de transporte de carga atualizados
Hoje, como dito, atuar de forma regular no mercado de transportes exige o atendimento a uma série de exigências legais. A emissão e o porte de documentos fiscais é um exemplo claro, e muitos motoristas já estão familiarizados, principalmente em viagens de longa distância, como nas interestaduais.
Com os avanços da tecnologia e dos meios de fiscalização, muitos dos processos de geração desses documentos se tornaram eletrônicos, facilitando bastante a rotina das empresas transportadoras. No entanto, como a quantidade de documentos é grande, ainda é preciso estar atento à necessidade de uso de cada um deles para evitar dores de cabeça e sanções.
Engana-se quem acredita que o desempenho das viagens está associado apenas a questões operacionais, como manutenção do veículo. Na realidade, as questões administrativas e burocráticas também precisam ser atendidas. Caso contrário, corre-se o risco de ter o caminhão retido em postos de fiscalização, por exemplo, gerando atrasos e custos extras.
Por isso, fica claro que a gestão de documentos tem um papel fundamental no setor de transportes, pois é ela a responsável por garantir a regularidade das operações, do ponto de vista administrativo e operacional.